sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

educação, sociedade e vida moral - (sociologia positivista)

               Cada sociedade, segundo Durkheim, possui, em um dado momento histórico, um sistema de educação que é imposto aos indivíduos. Cada sociedade possui, em um dado momento histórico, um ideal de homem do ponto de vista intelectual, físico e moral e este ideal norteia a própria educação. Os ideais coletivos de homem são construídos na crianças para que a sociedade possa se perpetuar nestes novos indivíduos.
No livro Sociologia e Educação, o sociólogo francês afirma:
“Chegamos, portanto, à seguinte fórmula: A educação é a ação exercida pelas gerações adultas sobre aquelas que não estão ainda maduras para a vida social. Tem por objeto suscitar e desenvolver na criança um certo número de estados físicos, intelectuais e morais, que requerem dela, tanto a sociedade política em seu conjunto, quanto ao meio moral ao qual ela é mais particularmente destinada... Resulta da definição acima que a educação consiste em uma socialização metódica da jovem geração”
             Como exercício para validar esta afirmação de Durkheim poderíamos pegar os diversos livros didáticos de diversas disciplinas e verificarmos quais os exemplos, as figuras, os sinais, as convenções que se utiliza para ensinar determinada disciplina e verificar como estes elementos podem atuar na perpetuação de uma sociedade.


                                            cartilha caminho suave 

Um comentário:

  1. Caro professor Wilson Sanches, boa tarde! Sou aluna da Unopar Ead (RJ) e tive o grande prazer de conhecê-lo através da disciplina Sociedade, Educação e Cultura, matéria esta que possibilitou que eu me tornar-se uma pessoa melhor, com maior senso crítico a respeito do mundo em que vivemos. Quero aqui deixar registrado a minha profunda admiração e respeito pelo senhor e por sua grandiosa atuação. Espero que o senhor possa ler esta minha humilde mensagem. Um forte abraço, da sua aluna.

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